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REGULAMENTO

Art.1º) Competição: A Gincana do Caminhoneiro tem a finalidade de informar e premiar caminhoneiros autônomos e empregados nas provas de Slalom. A Gincana não é sorteio mas é prova de destreza, capacidade e aptidão dos seus participantes.

Art.2º) Participantes: São admitidos nas provas de Slalom os motoristas do transporte de carga, portadores de Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade das categorias "C", "D" e "E".

Parágrafo 1º) Motoristas de ônibus poderão participar das provas e retirar seus brindes, mas não terão seus tempos considerados para a classificação, pois a premiação é exclusiva para os motoristas do transporte de carga.

Art.2.1º) Pilotos oficiais de competição ou federados, participantes ou não de provas em campeonatos brasileiros e regionais tem vedada a participação na Gincana do Caminhoneiro.

Parágrafo 1º) Fica vetada a participação nas provas pessoas que possam causar tumulto, insegurança ou que não apresentem plenas condições de saúde, como por exemplo: pessoas alcoolizadas, drogadas, agressivas ou com quaisquer outros sinais de desequilíbrio físico, mental ou comportamental.

Parágrafo 2º) Fica vetada a participação de quaisquer pessoas integrantes da revista Caminhoneiro, patrocinadores e apoiadores, bem como seus parentes.

Art.2.2) Ex-colaboradores, ex-prestadores de serviços da Gincana do Caminhoneiro e seus parentes tem vetada a participação nas competições pelo período de 02 anos.

Art.3º) Regras gerais: As provas terão início às 8 horas e prosseguirão enquanto houver luz natural.

Art.3.1) Credenciamento: No ato da inscrição é obrigatória a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação, tomar conhecimento do regulamento geral da prova e assinar o termo de concordância com o mesmo.

Parágrafo 1º) Os concorrentes serão atendidos por ordem de posicionamento na fila da prova, independente do seu número de inscrição.

Art.3.2) Prova: O caminhão destinado a realização da prova será fornecido pela organização. Assumido o seu posto no veículo o participante será objeto de avaliação dos instrutores de pista. Cada participante terá de obedecer às seguintes regras: colocar cinto de segurança; sair em primeira marcha; usar calçado fechado ou estar descalço; deverá igualmente respeitar, desde a saída, o sentido de direção sinalizado no pavimento da pista e contornar todos os cones que fizerem parte do percurso. O caminhão não pode andar para trás na saída. O participante, também, não poderá continuar desenvolvendo velocidade após passar pela fotocélula no encerramento do seu percurso. O não cumprimento de qualquer dessas regras fará com que a organização acrescente 5 (cinco) segundos para cada transgressão ao tempo obtido pelo participante.

Parágrafo 1º) Fica proibido aos participantes disputarem mais de uma vez a prova na mesma etapa. Caso isso aconteça, os organizadores adotarão o maior tempo obtido por ele, acrescidos de 5 (cinco) segundos de penalização.

Parágrafo 2º) Na ocorrência de defeito mecânico durante a prova, esta será suspensa até que se providencie o conserto ou a substituição do veículo para o reinício da competição.

Parágrafo Único - A organização é soberana em suas decisões, podendo advertir, penalizar ou excluir os participantes, a seu critério.

Art.3.3) Pista: As 06 etapas se realizarão em Postos diferentes e cada local contará com um tipo de pavimento, modificando o grau de dificuldade, faixa de tempo e comprimento da pista para a prova de classificação. A pista será demarcada pela organização do evento, com quantos cones achar conveniente e, com a distância entre eles também a critério dos organizadores. Cada cone derrubado penaliza o participante com o acréscimo de 5 (cinco) segundos a seu tempo. O toque no cone sem derrubá-lo não causa penalização, desde que o cone não saia da marca de referência. Se o participante derrubar o cone de referência da fotocélula, será penalizado com o acréscimo de 5 (cinco) segundos a seu tempo. Cada cone não contornado ,também, representará 05 (cinco) segundos a mais no tempo final.

Art.3.4)Clima: Se chuva ou qualquer outro fenômeno climático, más condições ou deterioração da pista impossibilitarem as tomadas de tempo dos participantes, a prova será interrompida, mesmo que haja participante(s) inscrito(s), aguardando sua vez de entrar na pista para a prova. Caso a prova seja cancelada, pelos motivos acima mencionados, serão classificados os participantes com os três menores tempos obtidos até o momento da paralisação.

Art.4º) Cronometragem: A cronometragem será realizada com a utilização de fotocélula, operadas por cronometristas homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Sendo responsáveis pela apuração da volta de cada competidor. A organização do evento não aceita qualquer outra cronometragem para efeito de classificação, nem como argumento para contestação dos resultados.

Art.5) Classificação: Serão classificados em cada uma das 06 etapas os caminhoneiros que obtiverem os três menores tempos na prova de classificação devendo, obrigatoriamente, ter realizado a prova de pré-classificação e atingido o tempo menor ou igual ao estabelecido pela organização (Art.3.4). O 1º, 2º e 3º colocados ou quantos desses empatados de cada etapa classificatória, receberão os prêmios especiais no momento da divulgação oficial no palco ao final da etapa.

Art.5.1) É obrigatório para validar a classificação do participante o envio de cópias dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (autenticada), cópia do documento do caminhão declarado no ato da inscrição, cópia do Certificado Nacional de Transportador Rodoviário de Carga – ANTT, cópia da Carteira de Trabalho assinada (autenticada) e conhecimento de frete com data anterior a etapa classificatória. Para os documentos enviados por empresas, são necessários que sejam em papel timbrado, com nome legível e assinatura do diretor de transportes com firma reconhecida.

Parágrafo Único - Qualquer informação fornecida na ficha de inscrição que venha a ser comprovada posteriormente, como falsa, acarretará a imediata desclassificação do concorrente, a critério da organização.

Art.6) Final: Os três primeiros colocados de cada etapa ou quantos desses estiverem empatados, estarão automaticamente classificados para a Grande Final, a ser realizada no dia 25 de novembro de 2012, em Ananindeua - PA. Nessa ocasião, complementará a disputa, uma prova de conhecimentos gerais sobre legislação, sinalização e cidadania aplicada aos finalistas que concorrerão a três prêmios principais: o 1º colocado ganhará um Caminhão VW Delivery 10.160; o 2º e o 3º aparelho Tablet.

Parágrafo Único - A responsabilidade civil e criminal em relação a eventuais acidentes ocorridos durante a participação nas provas é de inteira responsabilidade do concorrente. Não podendo o mesmo escapar a ela em nenhuma hipótese.

Art.7) Finalistas: Aos 17 finalistas da edição anterior da Gincana do Caminhoneiro que participarem da próxima edição, só terão os seus tempos válidos para a classificação na final, se os mesmos obtiverem o primeiro lugar de qualquer uma das seis etapas. Caso estes classifiquem-se em 2º ou 3º lugares, o seu tempo não valerá para a classificação, sendo substituídos pelos classificados em 4º e/ou 5º lugares.

Art.7.1) Esta regra será valida para todos os finalistas das edições da Gincana do Caminhoneiro a partir 2012.

Art.8º) Campeões: Ficam impedidos de participarem pelo período de 10 anos o 1º colocado da competição, premiado contemplado com um caminhão; o 2º colocado da competição, contemplado com um automóvel/carreta e, o 3º colocado da competição, contemplado com um automóvel.

Parágrafo 1º) Nas edições da Gincana do Caminhoneiro onde o 2º ou 3º colocados foram premiados com notebook, não se aplicará o impedimento de 10 anos.

Art.8.1) Cumprem o prazo de impedimento pelo período de 10 anos, os 1º e 2º colocados do ano de 2002; os 1º, 2º e 3º colocados do ano de 2003 a 2008; o 1º colocado no ano de 2009; o 1º e 2º colocados do ano de 2010 e o 1º colocado do ano de 2011.

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